Já não é de hoje que o cenário empresarial no Brasil enfrenta desafios constantes quando o assunto é segurança.
As empresas, independentemente do porte ou setor de atuação, precisam lidar com uma variedade de riscos que podem comprometer o patrimônio, os ativos e, em muitos casos, a integridade física de colaboradores e clientes.
Com o aumento da criminalidade e delitos cada vez mais inteligentes, é preciso tomar medidas preventivas e eficazes.
Quais os principais riscos de segurança enfrentados por empresas no Brasil?
Veja abaixo quais são os riscos que sua empresa pode estar exposta e o que pode ser feito para reduzir que aconteçam em seu negócio.
1 – Roubos e furtos
Seja em áreas urbanas ou mais afastadas, os criminosos buscam empresas com segurança vulnerável, tanto no acesso físico quanto em ambientes virtuais.
Os alvos principais variam, indo desde produtos armazenados ou maquinários, até dados sensíveis e equipamentos eletrônicos.
Como se proteger? Investir em sistemas de monitoramento por câmeras, alarmes e controle de acesso é uma boa opção para dificultar essas ações.
Além disso, treinar colaboradores para reconhecerem e reportarem comportamentos suspeitos, também é uma ótima opção.
2 – Invasões e vandalismo
A maioria dos vândalos causam danos significativos a instalações e equipamentos, gerando custos de reparo, além de prejudicar diretamente a operação da empresa.
Nesse caso, costumam ser recorrentes em empresas com fraca segurança perimetral ou sem vigilância noturna.
Como se proteger? O uso de cercas de segurança, iluminação adequada e sensores de movimento previne invasões.
Além disso, contratar vigilância humana 24/7 ou o monitoramento remoto são alternativas eficazes.
3 – Riscos cibernéticos
Com a transformação digital, os riscos cibernéticos também aumentaram, sendo uma das principais ameaças para empresas no Brasil e no mundo.
Ataques como phishing, ransomware e roubo de dados se tornaram recorrentes, colocando em risco informações sensíveis, contas bancárias e segredos empresariais.
Pequenas e médias empresas também são alvos, especialmente aquelas que não possuem infraestrutura de segurança digital robusta.
Como se proteger? Implementar políticas de segurança cibernética, como o uso de firewalls, antivírus e a adoção de medidas de proteção de dados, como a criptografia e autenticação em dois fatores, reduz esses riscos.
4 – Fraude interna
Embora muitas empresas foquem nas ameaças externas, as fraudes internas também são um grande risco. Isso acontece porque, infelizmente, é comum que funcionários de confiança desviem mercadorias, dados ou dinheiro.
Nesse caso, a falta de controle interno ou a ausência de uma cultura de compliance contribuem para o aumento desse tipo de crime.
Como se proteger? Aplicar políticas internas, auditorias regulares e o uso de softwares de controle interno para reduzir a possibilidade de fraudes.
5 – Ameaças físicas a colaboradores e clientes
Empresas que recebem um grande fluxo de pessoas, como lojas de varejo, shopping centers e bancos, estão expostas a outro tipo de risco: ameaças físicas.
Assaltos e até mesmo a presença de indivíduos violentos colocam a integridade física de todos em perigo.
Como se proteger? Implementar controle de acesso rigoroso, incluindo identificação de visitantes, além da contratação de seguranças treinados para emergências.
Outra opção complementar são os sistemas de alarme e câmeras de segurança para monitoramento e controle de ambiente.
A G5 Segurança oferece soluções personalizadas que combinam o melhor da tecnologia e da vigilância humana para garantir a proteção da sua empresa, seus ativos e seus colaboradores.
Quer saber como podemos ajudá-lo a reduzir esses riscos? Entre em contato e solicite uma consultoria gratuita.