Investir em segurança empresarial é um dos primeiros passos que muitos negócios tomam ao se estruturarem – ou deveria ser -, tanto como forma de prevenção, como para cuidado a longo prazo.
Muito além de antecipar ameaças, existem muitas razões do porquê se deve investir nisso!
10 razões para investir em segurança preventiva
Acompanhe quais são os 10 motivos para aplicar esses cuidados hoje mesmo.
1 – Prevenir é melhor que remediar
A segurança preventiva, muitas vezes, pode ser muito cara, mas, se colocada na ponta do lápis, é muito mais acessível do que lidar com os prejuízos de um roubo, por exemplo.
Imagine ter que substituir equipamentos furtados, reparar danos de infraestrutura ou lidar com a interrupção das operações após um caso de vandalismo? Você com certeza já sabe o que custará mais para seu negócio.
2 – Operações sem interrupções
Outro grande benefício é garantir a continuidade das operações. Como já mencionado anteriormente, qualquer tipo de acidente pode ocasionar atrasos, interrupções na produção ou paralisar toda a empresa.
Não deixe de investir nas medidas preventivas, como as câmeras de vigilância e controle de acesso, por exemplo.
3 – Segurança dos colaboradores em primeiro lugar
Quando seu time se sente seguro no ambiente de trabalho, é natural ser mais produtivo e engajado.
Nesse caso, a proteção não se restringe apenas aos ativos físicos, mas também às pessoas que fazem parte do seu negócio.
Algumas ações para investir são: instalar sistemas de vigilância, criar planos de evacuação e ter vigilantes capacitados.
4 – Proteger a reputação da empresa
Quando acontece um problema ou uma falha na segurança do seu negócio, o impacto será imediato na imagem da marca.
Já imaginou como será a repercussão negativa no caso de um incidente dentro das suas instalações, ou, se isso impactar na sua operação?
Lembre-se que a imagem do seu negócio também repassa confiança tanto para os clientes, como para os parceiros. Portanto, não deixe de adotar uma postura proativa nesse quesito.
5 – Análises e auditorias constantes
Fazer relatórios e análises constantes sobre como está o índice e estratégia de segurança preventiva é outra parte essencial.
Tudo isso ajuda a identificar falhas ou vulnerabilidades que podem ser exploradas por criminosos. Ao corrigir essas brechas, você estará um passo à frente das ameaças.
6 – Economize no seguro da empresa
Muitas seguradoras oferecem condições mais interessantes para empresas que adotam práticas preventivas.
Isso acontece por terem menor risco de sofrer incidentes, reduzindo significamente os custos para as seguradoras, gerando economia nas apólices de seguro.
7 – Conformidade com normas e regulamentações
Conforme for o seu setor de atuação, existem normas específicas de segurança que precisam ser seguidas.
Por isso, ao adotar medidas preventivas garante que sua empresa esteja conforme essas exigências, evitando multas e outras penalidades.
8 – Monitoramento contínuo
Com sistemas de monitoramento de última geração, como CFTV (Circuito Fechado de TV) e sensores de movimento, seu negócio é monitorado em tempo real, 24 horas por dia.
Essa visão completa e imediata das atividades, permite uma resposta rápida em caso de comportamentos suspeitos.
9 – Decisões mais assertivas
Esse cuidado fornece dados valiosos para tomar decisões mais assertivas. Tudo isso acontece por meio de:
- Relatórios de monitoramento,
- Auditorias,
- Análises de risco.
Com elas, você faz ajustes rapidamente e com mais precisão em seu negócio.
10 – Proteção contra ameaças cibernéticas
Por fim, a segurança preventiva não se limita somente ao mundo físico! Com o aumento dos crimes cibernéticos, também é preciso proteger os dados sensíveis da sua empresa.
Não deixe de investir em soluções de segurança digital, como firewalls, sistemas de criptografia e autenticação de dois fatores, preservando todos os seus dados digitais.
Converse com a equipe da G5 Segurança e saiba como podemos te ajudar em todos os pontos citados acima.