Escolher uma empresa de segurança é uma decisão muito importante para qualquer negócio. Afinal, estamos falando da proteção dos ativos, das pessoas e do patrimônio da sua corporação.
Mas, com tantas opções no mercado, é fácil cometer alguns erros que podem comprometer toda a estratégia de segurança.
Por isso, vamos listar os cinco principais deles ao contratar os serviços de segurança para evitar e ter uma escolha assertiva.
5 principais erros ao contratar uma empresa de segurança
1 – Escolher a empresa com base apenas no preço
É claro que os custos são determinantes na hora de contratar uma empresa de segurança, mas, nem sempre a opção mais barata é a mais inteligente, principalmente porque pode sair muito mais caro a longo prazo.
Pense rapidamente: negócios que oferecem preços muito reduzidos, provavelmente cortam custos em áreas críticas, como a própria qualidade dos equipamentos, o treinamento dos vigilantes ou até mesmo o suporte oferecido ao cliente.
Essa falta de preparo e de tecnologias adequadas, impacta justamente naquilo que você está investindo: a segurança da sua empresa.
Nesse caso, vale a pena avaliar o custo-benefício e levar em conta outros fatores além do preço, como a própria experiência no mercado, qualidade dos equipamentos e o atendimento da equipe.
2 – Não verificar as certificações e autorizações
Outro equívoco muito comum é não conferir se a empresa de segurança tem todas as certificações e autorizações exigidas pela lei para funcionamento e atuação neste nicho.
Aqui, no Brasil, elas devem estar regulamentadas pela Polícia Federal, seguindo uma série de normas específicas para uma operação legalizada.
Portanto, antes de realizar a contratação, certifique-se de verificar todos esses pontos para fechar negócio com uma corporação que realmente te atenderá com o melhor cuidado e atenção possível.
3 – Não pensar em um plano de segurança personalizado
Cada empresa possui necessidades de segurança únicas, o que muda conforme sua localização, tamanho, atuação e tipo de operação.
Por isso, é essencial contratar uma equipe que ofereça soluções padronizadas, atendendo as particularidades do seu negócio.
Por exemplo: os serviços que funcionam para uma loja de varejo, com certeza não serão adequados para uma indústria, não é mesmo?
4 – Ignorar a tecnologia e inovação
Assim como todos outros nichos, a segurança patrimonial também foi impactada com os avanços tecnológicos!
Nesse caso, muitas empresas ainda cometem o erro de contratar serviços de vigilância baseados exclusivamente em mão de obra humana, sem considerar:
- Integração de tecnologias como câmeras inteligentes,
- Sistemas de monitoramento remoto,
- Controle de acesso automatizado.
Como já citamos anteriormente, a falta de tecnologia aumenta – e muito! -, as brechas na proteção.
5 – Não avaliar a reputação da empresa no mercado
Por fim, a reputação de uma empresa de segurança no mercado é um dos indicadores mais importantes de sua qualidade e confiabilidade.
Nesse caso, não deixe de ignorar as avaliações de outros clientes, não buscar referências ou não verificar o histórico da empresa – isso pode resultar em uma contratação problemática, comprometendo a proteção do seu negócio.
Contratar uma empresa de segurança é um processo que exige atenção a diversos detalhes.
Mas, ao evitar esses cinco erros comuns, você estará mais preparado para tomar uma decisão assertiva e garantir que a segurança do seu negócio fique nas mãos de profissionais qualificados e bem equipados.
A G5 Segurança alia tecnologia de ponta e vigilância humana altamente treinada, além de uma equipe sempre pronta para te ajudar em todos os momentos. Entre em contato: estamos à disposição para oferecer uma solução personalizada para você.